Apresentamos o passo a passo de como transformar a rotina escolar com um aplicativo escolar. Confira!

A implementação de aplicativos escolares é repleta de vantagens. E os benefícios são para todas as pessoas da escola, pois envolvem desde a rotina dos gestores e colaboradores, até dos responsáveis e estudantes.

Então, se sua escola ainda não conta com um aplicativo escolar no dia a dia, já passou da hora de pensar nisso para a gestão! Porém, você sabe por onde começar esta transformação digital? Nós, do IsCool App, sabemos! E por isso listamos neste novo conteúdo do Blog os principais passos para a implementação de aplicativos escolares.

Aqui, apresentamos tudo o que você precisa saber para iniciar essa jornada e atender às expectativas de todas as pessoas da escola. Então, continue com a leitura e dê “start” nesta grande evolução!

 

4 passos para implementar um aplicativo escolar

Com a orientação de quem entende do assunto, tudo se torna mais fácil, não é mesmo? Pensando nisso, nós apresentamos a seguir as principais dicas para otimizar a implementação do seu aplicativo escolar.

Isso porque o IsCool App reflete a experiência de mais de 30 anos do grupo School Picture em atender o segmento educacional. Então, confira o que temos a compartilhar sobre a implementação de aplicativos escolares!

1. Escolhendo o aplicativo escolar ideal

Para começar, você precisa escolher o aplicativo escolar ideal para a sua instituição e as pessoas que serão usuárias dessa solução digital. Então, o primeiro passo é fazer uma avançada pesquisa de mercado, listando as vantagens e desvantagens das opções disponíveis de aplicativos escolares hoje.

E, durante esta pesquisa, não se esqueça de dar atenção a um ponto muito importante, que é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso porque ela também se aplica aos aplicativos escolares.

Sendo assim, durante sua pesquisa, mapeie todos os dados que serão compartilhados pelos usuários no aplicativo escolar, definindo a finalidade do uso e o tipo de tratamento aos quais as informações serão submetidas. E, a partir disso, confira se os termos de uso e as políticas de privacidade são claros, transparentes e de fácil acesso para todas as pessoas.

2. Divulgação para responsáveis, estudantes e colaboradores

Agora, é hora de comunicar com transparência essa novidade para todas as pessoas que serão impactadas pela implementação do aplicativo escolar, que são desde os colaboradores até os responsáveis e estudantes.

Então, escolha os canais de comunicação mais assertivos para isso e, se possível, agende reuniões presenciais ou online para que todos possam participar e estejam em comum acordo sobre esta decisão. Vale observar que é interessante realizar mais de um encontro para que as dúvidas sejam esclarecidas em tempo real. Não se esqueça de comunicar a novidade pelos canais tradicionais, criando flyers e banners, por exemplo, ou pelo envio de e-mails e mensagens nas redes sociais.

E também, nestes encontros e nas comunicações realizadas, apresente as vantagens que o aplicativo escolar traz para a rotina de todos. Aqui no Blog do IsCool App, por exemplo, já falamos sobre como os aplicativos escolares podem ajudar na segurança, e também sobre como a tecnologia facilita a educação atualmente.

3. Treinamentos

Com a decisão da implementação do aplicativo escolar tomada, e todos cientes e de acordo com isso, comece a preparar as pessoas a respeito do seu uso. Para isso, ofereça treinamentos para a equipe da escola, responsáveis e estudantes, sobre as principais funcionalidades que serão disponibilizadas no aplicativo escolar.

Vale a pena lembrar que, no começo, muitas dúvidas e dificuldades sobre o uso desta nova tecnologia surgirão. Então, prepare a equipe escolar para respondê-las corretamente e de forma rápida, para que todos tenham a melhor experiência possível nessa nova fase da escola.

4. Feedbacks

A implementação do aplicativo escolar não termina com seu funcionamento. Agora, é hora de entender se esta tecnologia atende às expectativas da rotina escolar e o que é possível melhorar neste sentido. Para isso, nós temos uma sugestão: realize uma pesquisa com as pessoas usuárias e use esses feedbacks a favor da sua transformação digital.

Para te ajudar nesta etapa, nós temos 7 orientações para criar uma boa pesquisa de satisfação, que já foram compartilhadas aqui no Blog do IsCool App. São elas:

  • Defina um objetivo da sua pesquisa, elencando quais dúvidas você deseja responder com esta prática;
  • Considere poucas questões, rápidas e diretas e, se possível, com alternativas de respostas para facilitar e engajar as participações;
  • Expanda as possibilidades de diálogo: para isso, adicione campos para as pessoas completarem as respostas com sugestões além da pesquisa;
  • Atente-se aos canais de divulgação desta pesquisa, para que todos fiquem sabendo da sua realização e participem;
  • Estimule a participação por meio de sorteios, entrega de brindes, ou outras recompensas;
  • Registre as informações obtidas em arquivos de fácil acesso para comparação no futuro;
  • Compartilhe os resultados e use as respostas como guias para melhorias nesta implementação.

 

Ao implementar um aplicativo, a escola só tem a ganhar!

Esperamos que a implementação do seu aplicativo escolar contribua com os processos educacionais e melhore ainda mais a relação entre a equipe, responsáveis e estudantes. Afinal, esta tecnologia agrega muitas vantagens ao dia a dia.

Aplicativos escolares ajudam, por exemplo, a engajar as pessoas nas atividades, uma vez que possuem recursos que apoiam a interatividade. Eles ainda possibilitam a escola a trabalhar de forma mais sustentável, otimizando a redução de impactos ambientais e até o ESG – decisões que impactam o meio ambiente, de responsabilidade social e de governança.

Quer saber mais sobre como um aplicativo escolar transforma as instituições? Então entre em contato com equipe do IsCool App: www.iscoolapp.com.br.