Entenda como esta tecnologia contribui com a inclusão de todas as pessoas da rotina escolar.

A educação inclusiva é um assunto que deve estar em pauta na sua escola. Isso porque só a partir dessas reflexões é possível alcançar melhorias que atendam às necessidades de todas as pessoas envolvidas na sua rotina de educação. E quando falamos sobre educação inclusiva, uma forma de ampliá-la é por meio do uso de aplicativos escolares.

Afinal, a tecnologia é uma aliada da educação inclusiva, pois diversas ferramentas digitais hoje possibilitam muitas pessoas a terem acesso a conteúdos que antes eram inviabilizados por falta de recursos. Estamos falando, por exemplo, de opções de audiodescrição, ou que permitem melhor visibilidade de texto, além de controles de áudio, entre outros elementos que otimizam a experiência de pessoas com deficiência.

Além disso, quando falamos de educação inclusiva e aplicativos escolares, falamos também sobre soluções que podem ser usadas por pessoas com todos os níveis de letramento digital. Porque nem todos os usuários têm facilidade em lidar com as tecnologias disponíveis.

Então, essas pessoas também precisam contar com recursos responsivos, que sejam simples e de fácil compreensão para todos. Continue com a leitura para entender melhor com o Blog do IsCool App o papel dos aplicativos escolares na educação inclusiva!

As vantagens dos aplicativos escolares para a educação inclusiva

Educação inclusiva é o termo que define a democratização do acesso à educação. Sendo assim, as tecnologias contribuem para isso, uma vez que oferecem recursos que possibilitam que mais pessoas possam acessar os conteúdos educacionais, por exemplo. E os aplicativos escolares fazem parte deste “guarda-chuva” de soluções que atendem estas expectativas de inclusão.

Aqui no Blog do IsCool App, já falamos sobre a importância de trabalhar a inclusão digital e acessibilidade na educação. E entendemos que este tema deve continuar sendo abordado porque, ainda hoje, muitas pessoas carecem de acesso a equipamentos e à internet, o que dificulta a conectividade. Outras, por exemplo, não têm nem formação necessária ou letramento para utilizar estas soluções.

Considerando esse contexto, precisamos reforçar que 92 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo telefone celular. Esse dado foi captado por meio da pesquisa TIC Domicílios 2022. Logo, os aplicativos escolares se tornam ferramentas importantes para a educação inclusiva, pois atendem ao público dessa realidade.

Além disso, os aplicativos escolares possibilitam melhorias na questão da mobilidade, e isso também é um fator relacionado à educação inclusiva. Pois algumas pessoas não conseguem acompanhar atividades presenciais, seja por dificuldades impostas pela distância até a escola, ou por dificuldades de locomoção, como as vividas por muitas pessoas com deficiências. Então, ao digitalizar diversos processos, os aplicativos escolares agilizam as atividades, permitindo a realização de forma remota, reduzindo a necessidade de deslocamento das pessoas.

A educação inclusiva é aliada da educação com afeto

Vale reforçar também que, ao fazer escolhas que reflitam na educação inclusiva, a gestão atende a mais uma tendência do ensino, que é a educação com afeto. Isso porque essas decisões demonstram o quanto a escola está preocupada em criar um ambiente de qualidade para todas as pessoas.

O conceito de educação com afeto engloba a rotina de todas as pessoas. Portanto, ao realizar uma gestão afetiva, que preze pelo desenvolvimento pessoal e de todas as pessoas, a escola eleva não só a qualidade de ensino, como pode conquistar muitos outros resultados. E, para os estudantes, a educação com afeto proporciona mais confiança e maturidade no processo de aprendizagem, bem como o fortalecimento das relações sociais, e ainda estimula a humanização do ensino.

Completando, o acolhimento das escolas nesse sentido inclusivo promove a sensação de pertencimento entre a equipe, estudantes e responsáveis. Isso reflete na retenção de profissionais e alunos, pois os torna embaixadores da instituição no mercado.

Quais recursos dos aplicativos escolares contribuem com a educação inclusiva?

Existem muitos recursos presentes em aplicativos escolares que contribuem com a educação inclusive. Hoje, vamos usar como exemplo algumas das ferramentas do IsCool App que atendem essas necessidades.

Para começar, além de contar com um menu completo de funcionalidades, o IsCool App possui um design intuitivo. Isso significa que seus recursos facilitam a sua utilização por qualquer usuário, desde as pessoas da equipe escolar até os responsáveis e estudantes, por exemplo. As suas funções atendem ao padrão de design e desenvolvimento utilizado pelas principais empresas de tecnologia.

Para completar, os usuários elogiam bastante sua interface amigável, pois facilita no momento de uso. Vale lembrar que o IsCool App permite a personalização de acordo com cada escola, o que deixa os usuários ainda mais confortáveis e incluídos neste processo.

O IsCool App também funciona tanto em dispositivos móveis quanto em desktop, ampliando as possibilidades de acesso de acordo com a necessidade de cada pessoa usuária. Ainda possibilita o acesso em quatro idiomas, incluindo assim pessoas estrangeiras e que fazem parte do ambiente de ensino bilíngue, por exemplo.

Nosso aplicativo escolar ainda disponibiliza canais de atendimento para contato direto e rápido com as pessoas usuárias. Assim, em caso de dúvidas ou envio de sugestões, a comunicação acontece de forma rápida, o que otimiza a inclusão escolar.

Não podemos esquecer do recurso para enquetes e pesquisas. Eles possibilitam captar a opinião das pessoas para obter feedbacks que reflitam em melhorias nesta questão também. E o IsCool App conta com recurso para envio de comunicados com textos, fotos e até áudios, o que for melhor para atender às necessidades das pessoas que receberão a mensagem. Desta forma, todos se informam e são incluídos nas decisões e novidades da escola.

Gostou das nossas orientações?

Pois temos mais uma dica importante para compartilhar com quem quer trabalhar a educação inclusiva por meio de aplicativos escolares. Você pode fazer isso na sua escola com os recursos do IsCool App. Para saber mais sobre isso, acesse o site: www.iscoolapp.com.br.