Saiba mais sobre como esta prática contribui com o bem-estar das pessoas e com a qualidade da gestão escolar.
Como a sua escola realiza o acolhimento dos professores? Pois esta prática traz muito benefícios, desde para as pessoas que trabalham no ambiente de ensino, até para a gestão. O acolhimento escolar tem sido muito discutido nos últimos anos, principalmente por conta do retorno das atividades presenciais após o isolamento social imposto pela pandemia. Logo, o acolhimento dos professores precisa estar em pauta na gestão escolar.
Porque estes profissionais são fundamentais para garantir que o dia a dia de ensino aconteça com máxima qualidade.
 Acompanhe as informações que trouxemos neste conteúdo do Blog do IsCool App e saiba mais sobre a importância do acolhimento dos professores pela gestão escolar. 

Por que priorizar o acolhimento dos professores? 

O acolhimento dos professores faz muita diferença no dia a dia de ensino. Porque isso impacta não só a vida desses profissionais, como também dos estudantes e de todas as pessoas que convivem com eles. Afinal, os professores são a base do aprendizado. Portanto, este acolhimento é fundamental para garantir a qualidade da educação e das atividades da escola. Um ponto a ser considerado no acolhimento dos professores é que todas as pessoas têm desafios, sejam pessoais, ou profissionais. Desta forma, trabalhar a partir de uma visão empática e humanizada contribui com essa prática no dia a dia escolar.
Aqui no Blog do IsCool App, já trouxemos dicas de como realizar uma boa gestão escolar. E, nesta ocasião, falamos sobre a importância de cuidas das pessoas da escola, incluindo os professores. Isso porque a experiência deles contribui com o fortalecimento da cultura organizacional. Além disso, o acolhimento dos professores melhora o clima de trabalho, reflete em mais satisfação ao trabalhar e agrega bem-estar na rotina dos profissionais.
Portanto, essas práticas contribuem com a retenção de profissionais no aquecido mercado de trabalho de ensino. Para completar, este tipo de acolhimento escolar reduz erros e riscos em processos diversos, principalmente nas atividades envolvendo as salas de aula e a aprendizagem dos estudantes. E, por consequência, este alinhamento reflete ainda na redução de custos. Então, considere o acolhimento dos professores entre as prioridades da gestão escolar. Para isso, ofereça experiências que encantem os profissionais, assim como você pensa para encantar estudantes e familiares. 

4 formas de acolher os professores na escola 

Existem diversas atividades que refletem esta visão do acolhimento escolar. Muitas ações atendem às necessidades dos professores, desde treinamentos até eventos e fortalecimento de comunicação com informações sobre dicas de saúde, alimentação, qualidade de vida, entre outros. Siga com a leitura e conheça algumas práticas para realizar isso na escola. 

1. Mantenha o diálogo aberto 

Para começar, é importante saber ouvir e manter uma comunicação não violenta ao trocar feedbacks com os professores e todas as pessoas da escola. A gestão escolar precisa se atentar ao diálogo e abrir portas para que isso aconteça com transparência, visando melhorias para todos. Então, crie canais para conversas individuais e coletivas, em que os professores poderão compartilhar suas experiências e serem acolhidos.
Se optar pelo uso de plataformas digitais para isso, respeite os limites de horários e a frequência das mensagens, para que este canal não se torne inconveniente. Além disso, mantenha todos os professores informados sobre as notícias da escola em primeira mão, para evitar boatos e fofocas que prejudicam o clima de trabalho. 

2. Colabore com a organização 

O acolhimento dos professores também envolve colocar em ação boas práticas de organização. Isso porque rotinas mais planejadas refletem em mais qualidade de vida e também no ensino. Essa prática evita, por exemplo, que os professores fiquem sobrecarregados de trabalho, ou que façam muitas horas extras para atender às demandas.
Neste sentido, você pode contribuir oferecendo ferramentas que ajudam os professores a se organizar, como uma agenda digital, por exemplo. Este recurso permite que as informações sejam registradas e acessadas de forma instantânea, onde estiverem e quando quiserem. Além disso, garante que os dados estejam sempre seguros, evitando riscos de perdas. 

3. Apoie a saúde mental e física 

A rotina de muitas pessoas pode ser tão corrida que isso impede que mantenham cuidados com a saúde, tanto mental, quanto física. Para isso, é importante que a gestão escolar crie atividades de apoio neste sentido. Então, ao perceber sintomas de estresse, ansiedade, depressão e outros comportamentos que impactam no bem-estar dos professores, a gestão pode disponibilizar atendimentos que contribuam com cuidados neste sentido.
Além disso, incentive a prática de exercícios físicos e a boa alimentação. Isso pode ser feito por meio de comunicados informativos, ou ainda com palestras de especialistas em horários alternativos às aulas, por exemplo. 

4. Realize atividades motivacionais 

Quando estão motivados, os profissionais trabalham de forma mais engajada e com mais satisfação. Portanto, pensar em atividades que incentivem isso contribui com o acolhimento dos professores. Pense em homenagens para datas comemorativas, como aniversários de vida e empresa, Dia das Mães e Pais para os colaboradores que estão neste grupo e, principalmente, para celebrar o Dia dos Professores.
Porém, você pode ir além e propor, por exemplo, atividades de gamificação que incentivem boas práticas e que premie os professores com bonificações. Ou ainda pensar em oferecer benefícios para quando superarem desafios específicos da rotina escolar. Agora, com as dicas que trouxemos aqui no Blog do IsCool App, será mais fácil realizar o acolhimento dos professores e manter a escola como um ambiente ainda mais prazeroso para todos. Para completar, sugerir a leitura do nosso conteúdo sobre Educação com Afeto, em que falamos sobre a importância do ouvir, acolher e criar um ambiente seguro. Isso é válido não só para os estudantes, como também para a rotina dos professores.