Educação do futuro: o que é linguagem de programação?

 

Muitas vagas, poucos profissionais capacitados: estamos falando do mercado de tecnologia, que está em constante evolução. E para acompanhar essa demanda do amanhã, os gestores escolares que se preocupam com o futuro já estão oferecendo aulas de programação na escola. 

Isso porque a nova geração está cada vez mais conectada. Logo, estudantes que têm acesso a esses recursos conseguem se desenvolver e criar softwares ou outros produtos digitais com mais facilidade que no passado, por exemplo. 

De acordo com dados compartilhados pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologia Digitais), e publicados na Revista Capital Econômico, as empresas de tecnologia terão uma demanda, até 2025, de 797 mil profissionais. Todavia, hoje no Brasil são formados apenas 53 mil pessoas capacitadas nas áreas, o que gera um déficit de 106 mil vagas neste mercado. 

Então, que tal abrir portas para aplicar a programação na escola e contribuir com o desenvolvimento dos estudantes? Siga com a leitura e entenda melhor a importância dessa área para a escola do futuro. 

 

Para começar: o que é linguagem de programação? 

Apesar de ser bastante usado hoje em dia no ensino, a programação na escola ainda é um mistério para muitos gestores. Mas vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre linguagem de programação e os conceitos básicos dessa tendência das escolas do futuro. 

Linguagem de programação, como explica o Estudar Na Prática, refere-se ao conjunto de regras e instruções que a pessoa programadora cria para concluir um software ou programa em um computador. São códigos, com letras, números e símbolos que, quando reunidos, tornam um produto digital em realidade. 

E existem diversos tipos de linguagem de programação. Portanto, ao agregar atividades de programação na escola, a gestão escolar precisa entender as diferenças e quais são as melhores para cada perfil de estudante. Porque existem linguagens de programação de baixo nível, ou seja, de comandos mais complexos e código binário (sequências de números 0 e 1), e as de alto nível, com construções mais humanizadas, intuitivas e fáceis para aprender. 

 

5 motivos para ensinar programação na escola 

Agora que você entendeu melhor o que é linguagem de programação, vamos aos motivos de ensinar programação na escola. Essa não é somente uma forma de posicionar a instituição como uma escola do futuro. É também uma oportunidade de criar estratégias que apoiem o desenvolvimento dos estudantes de acordo com as novas demandas, além de aumentar a competitividade e ser uma boa ideia para basear a captação e retenção de alunos.  

Desenvolvimento de habilidades 

Em artigo ao portal Uol Ecoa, a especialista em educação criativa Débora Garofalo defende que as aulas de programação na escola contribuem com o desenvolvimento de habilidades dos estudantes como criatividade, autonomia, raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas, por exemplo. 

Suporte ao ensino de outras disciplinas 

Outro ponto destacado pela especialista Débora Garofalo sobre o ensino da programação na escola é que esta atividade pode ser usada como suporte para outras disciplinas. Imagine, por exemplo, a criação de um jogo que seja baseado em conteúdos de língua portuguesa, matemática, ou história? Isso torna as aulas ainda mais participativas e dinâmicas. 

Futuro dos estudantes 

Assim como observa o conteúdo compartilhado pelo Escolas Exponenciais, o ensino da programação na escola acompanha as mudanças no mercado de trabalho e eleva as chances de estudantes terem carreiras bem sucedidas. Isso porque as pessoas que dominarem linguagens de programação no futuro estarão mais preparadas para atender às necessidades das empresas. 

Competitividade 

E, para completar, assim como os estudantes que aprenderem programação na escola vão se tornar mais competitivos no mercado de trabalho, as instituições que oferecem essa disciplina têm um grande diferencial para atrair e reter alunos. Pois, hoje, esta tem sido uma atividade bastante procurada nas escolas do futuro. Então, atualizar a infraestrutura, capacitar a equipe docente e atender essa demanda contribui com o posicionamento da escola. 

Cidadania Digital 

Ensinar programação na escola também é uma forma de contribuir com a formação da cidadania digital dos estudantes. Como já explicamos aqui no Blog do IsCool App, este termo refere-se ao uso responsável da tecnologia por qualquer pessoa que use computadores, internet e dispositivos digitais para se envolver com a sociedade em qualquer nível. 

 

Quais plataformas e linguagens de programação usar na escola? 

Existem inúmeras linguagens de programação para serem estudadas na escola. As mais conhecidas são Python, Java, JavaScript, C#, C++, CSS, Ruby, Vue.js, PHP… e a lista continua! Todavia, também já existem muitas plataformas gratuitas, focadas no público infantil, para contribuir com essa aprendizagem. Elas foram listadas em conteúdo do CanalTech. As plataformas sugeridas pelo portal especializado em tecnologia são: 

  • Code.Org 
  • CodaKid 
  • CodeSpark Academy 
  • Scratch 
  • Create & Learn 
  • Bee-Bot 
  • Bit Degree 
  • Tynker 
  • Coding with Kids 
  • Codemoji 

Então, agora é só escolher qual a plataforma e a linguagem de programação que melhor atenda a sua turma e dar “start” neste projeto! 

Falando em programação, não se esqueça da gamificação! 

Outra dica já compartilhada aqui no Blog do IsCool App é sobre a metodologia da gameficação nas escolas. E isso tem tudo a ver com a prática de programação, uma vez que os estudantes conseguem desenvolver seus próprios games a partir destes ensinamentos, por exemplo.  

A gamificação é uma metodologia pedagógica que utiliza os conceitos dos jogos e contribui com o planejamento escolar, pois envolve os estudantes e engaja o interesse e entusiasmo no aprendizado. Além disso, o uso da gamificação torna a gestão escolar mais tecnológica, e promove a identificação dos estudantes com seus desempenhos. 

Esperamos que as dicas compartilhadas sobre linguagem de programação aqui no Blog do IsCool App transforme a sua instituição em uma escola do futuro. Até a próxima!