Toda a comunicação entre orientadores e alunos durante os quatro dias do evento promovido na Bahia foi feita por meio do aplicativo; foram mais de 500 participantes na versão brasileira da conferência que simula uma assembléia da ONU

WhatsApp Image 2017-03-23 at 13.50.08

Participantes do BRAMUN em parceria pioneira com o IsCool App

Em um mundo ideal, todas as nações falam a mesma língua e rumam para um caminho comum de evolução, defendendo propósitos maiores. Essa é a difícil missão da ONU (Organização das Nações Unidas) no papel de mediadora dos interesses mundiais há 70 anos. Entender essa complexa dinâmica e introduzir uma nova geração inteira aos dilemas mundiais é parte do projeto NMUN (National Model United Nations), que une jovens estudantes do ensino médio e de universidades no mundo todo em fóruns que simulam as reuniões da ONU.

No Brasil, o evento ganha o nome de BRAMUN e acaba de finalizar sua décima quinta edição, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de março. Cerca de 500 participantes do Brasil todo estiveram reunidos em um hotel na Bahia discutindo assuntos que contribuíram para suas habilidades em diplomacia, negociação, senso crítico, compromisso, discurso, escrita e pesquisa. E entre discussões de temas delicados como mudanças demográficas e direitos humanos, a novidade foi a utilização de um novo meio de comunicação, o IsCool App. Em uma parceria inédita, o IsCool App foi a plataforma oficial de uso dos diversos grupos, em uma iniciativa que visou a diminuição de ruído e eficácia da dinâmica do evento.

“Nos eventos anteriores, a comunicação era feita ou pelo WhatsApp ou pelo Facebook. A ideia de usar o aplicativo no evento surgiu depois de uma parceria realizada entre a Escola Pan Americana da Bahia e a School Picture. Nesse momento fomos apresentados ao aplicativo e vimos a oportunidade de, mesmo não sendo voltado para eventos, usá-lo na nossa conferência para facilitar a comunicação entre os participantes, além de funcionar como uma ferramenta de busca de contatos, já que reúne todos em um único lugar”, explica Paula Oliveira Terres, Diretora de Admissions and Outreach da Escola Pan Americana da Bahia.

WhatsApp Image 2017-03-23 at 13.57.56

No BRAMUN, temas sensíveis de responsabilidade global estiveram em pauta

 

Eficácia na comunicação

Para a estudante do ensino médio da British School do Rio de Janeiro e participante do BRAMUN, Maria I.D.E., o uso do IsCool App foi de extrema importância para a organização das atividades. “Achei o IsCool App bem eficaz durante esses dias de evento porque a gente se comunica em grupo, pode falar com os coordenadores e os professores. Tem sido bem eficaz”. Maria, ainda elogia a facilidade no uso do aplicativo: “Quando eu loguei, já estava tudo lá, não tive que fazer muitos cadastros”.

Ainda, segundo Paula, a escolha foi uma estratégia acertada: “A dinâmica está sendo excelente! Quem está usando, está bastante satisfeito, já que a comunicação entre os participantes, principalmente os de escola diferentes, está fluindo muito bem. A navegação é simples, a interface agradável, então está sendo muito útil ao evento. Outro ponto positivo é que colocamos o mapa e a programação da conferência na página principal então todos têm essa informação em qualquer lugar, a qualquer hora”.

 

Do evento para a escola

Eficaz na comunicação entre os grupos e participantes do BRAMUN, o IsCool App está mais que aprovado pelos alunos, para também se tornar a plataforma de comunicação oficial de suas rotinas de volta ao colégio. “Se implementado na escola, como um meio de comunicação para cada série, de grupos diferentes, seria muito mais eficaz do que Google Classroom, por exemplo, até porque a gente tem isso no telefone e é um aplicativo muito mais descolado”, afirmou Maria.

WhatsApp Image 2017-03-23 at 13.48.20

Colégios do Brasil todo estiveram presentes no evento que aconteceu entre 22 e 26 de março

Fotos: School Picture