Presidente do IsCool App, Ramin Shams, fala sobre sua experiência como refugiado do Irã aos alunos do Instituto Gaylussac, em Niterói-RJ
Alunos do Instituto Gaylussac, em Niterói-RJ, assistiram à palestra de Ramin Shams, presidente do IsCool App, no dia 4 de setembro. A ação faz parte do Projeto Refugiados na Escola, de iniciativa da Cáritas-RJ.
Essa é a quarta palestra na qual Shams fala sobre sua história. Mais recentemente, em julho desse ano, o empresário abordou o tema para os alunos do Colégio Sâo Vicente de Paulo, também em Niterói-RJ.
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De acordo com organizador do evento, José Victor Cosandey, essa palestra foi apresentada para alunos do 6º ano, na disciplina Cidadania e Salvaguarda.
“O fato de termos refugiados realizando palestras mostra aos alunos que eles existem, que são seres humanos que não queriam sair do seu país, mas foram obrigados, por diversos motivos”, conta.
É o caso de Ramin Shams, que veio para o Brasil refugiado do Irã aos 21 anos, quando viu a possibilidade de recomeçar a vida, ter uma formação acadêmica e prosperar. A educação na vida do empresário não é apenas um negócio, mas, sim, uma luta pela emancipação humana.
Sua visão vai ao encontro do projeto Refugiados nas Escolas que promove encontros entre pessoas em situação de refúgio e estudantes de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. A ideia é possibilitar a reflexão dos alunos sobre a realidade dos conflitos e perseguições que provocam deslocamentos forçados ao redor do mundo.
Para Shams, a palestra foi muito proveitosa: “Os alunos estavam atentos e muito interessados em aprender. Foi muito bom dialogar com eles”, conta.
Depois da palestra, alunos do ensino médio entrevistaram Ramin Shams com perguntas sobre a vida dos refugiados, questões culturais, fase de adaptação, primeiras impressões sobre o Brasil, entre outras questões.
De acordo com o assessor de comunicação da Cáritas-RJ, Diogo Félix, o projeto começou em 2015 e, para atender à enorme demanda de pedidos de colégios, foi preciso criar um calendário de encontros periódicos, quase semanais.
“Nós incentivamos as escolas a valorizar a fala da pessoa refugiada, sobretudo porque esse auxílio é vital para a reconstrução da vida das pessoas que compartilham suas experiências com os estudantes”, ressalta.
Atualmente, estima-se que há cerca de 68,5 milhões de pessoas deslocadas à força no mundo (Dados: ACNUR, Junho/2018), incluindo 25,4 milhões nessa condição. São os maiores níveis de deslocamento já registrados desde a Segunda Guerra Mundial.
Sobre Ramin Shams
Ainda no Irã, Ramin Shams foi impedido de estudar por pertencer a uma minoria religiosa, até que decidiu refugiar-se no Brasil. Seguidor da fé Bahá’í, o iraniano viveu uma infância permeada por episódios de xingamento e maus tratos.
Durante a adolescência, a intolerância religiosa passou a tomar proporções maiores em sua vida até que, em 1983, ele viu sua casa ser invadida pela Guarda Revolucionária Iraniana. Foram levados seus documentos, pertences familiares, os livros e até o direito de estudar.
“Quando nos impediram de estudar, não imaginavam o tamanho da vontade inerente em cada um de nós, uma vontade que romperia qualquer barreira”, lembra.
Em 1986, Shams decidiu fugir pela fronteira com o Paquistão, em uma jornada a pé que durou dramáticos sete dias. Partiu para o Brasil, incentivado por um imigrante iraniano que já vivia no país desde a década de 1950.
“No início, a primeira barreira foi a língua, depois a adaptação cultural”, conta ele.
Sem dinheiro, Shams decidiu aliar a tradição familiar de mais de 70 anos em fotografia ao fascínio pela educação, tornando-se pioneiro no segmento de recordação escolar. Somente em 2006, 20 anos após sua chegada ao Brasil, ele pôde realizar o sonho de retomar os estudos. Hoje, com 54 anos, possui graduação em comunicação e marketing e MBA em gestão empresarial pela FGV.