Qual é a escola que nós queremos?   

Qual é a escola que você quer em 2023? Pois saiba que a resposta para essa previsão do futuro começa no presente. 

Todas as pessoas do ambiente de ensino têm expectativas sobre o que querem para a escola do futuro. Desde os estudantes, seus pais, os educadores, até mesmo os gestores escolares. Podem até ter prioridades diferentes, mas sabemos que todos os anseios levam a um ponto comum: um amanhã melhor do que ontem. 

Pensando nisso, e acompanhando as principais conversas sobre o que todos esperam das escolas em 2023, trouxemos insights para contribuir com a atualização da gestão escolar. Assim, sua escola estará preparada para o futuro, atendendo todas às necessidades listadas pelas pessoas que nela convivem. Siga com a leitura para saber mais! 

Checklist da escola que queremos no futuro 

A partir de agora, você vai conhecer os principais pontos levantados por estudantes, responsáveis e colaboradores de escolas quando questionados sobre o que querem para a escola em 2023 e no futuro. Será que a sua escola já atende esses requisitos? Então confira esse checklist e veja quais pontos atualizar na sua gestão escolar. 

Infraestrutura 

Um dos pontos levantados por estudantes e seus responsáveis é a valorização da infraestrutura, ou seja, pensar a escola fora das salas de aula também. Para isso, cabe a gestão escolar realizar planejamentos sobre esses investimentos. Você sabia que pontos como recursos pedagógicos inovadores, climatização, iluminação, e outras facilidades possibilitam a autonomia dos estudantes e um melhor desempenho escolar? 

Em entrevista ao Futura, a coordenadora de Educação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Rebeca Otero, defendeu que: “A infraestrutura é um dos pilares para a melhoria da qualidade do ensino no país. É essencial que se garanta condições físicas melhores que agregue espaços pedagógicos em que o professor possa inovar, trabalhando com materiais mais lúdicos que envolvam os jovens”. 

Saúde mental 

A saúde mental tem sido um tema bastante discutido dentro das escolas, principalmente devido aos impactos da pandemia neste sentido. Logo, muitas pessoas esperam que os ambientes de ensino ofereçam suporte e atenção a este ponto. 

É por isso que a educação com afeto é tão urgente e deve estar presente na escola em 2023. Falamos sobre isso aqui no Blog do IsCool App, pois o conceito contribui com avanços de aprendizagem e até mesmo com a gestão escolar. Isso porque o afeto entre as pessoas pode reduzir a presença de sintomas relacionados a problemas de saúde mental. 

A prática da educação com afeto ainda abre portas para a gestão escolar abordar temas como compliance, performance, liderança, trabalho em equipe, diversidade e inclusão. E promove a sensação de pertencimento entre a equipe, os estudantes e os responsáveis. 

Tecnologia 

Parece batido, mas falar sobre tecnologia e a escola do futuro ainda é necessário, uma vez que muitas instituições ainda não se atualizaram neste sentido. A tecnologia tem sido fundamental no apoio pedagógico, e também possibilita muita praticidade na rotina dos responsáveis pelos estudantes e dos colaboradores. Então, o que todos esperam para a escola do futuro são ferramentas que impactem em avanços. 

Recursos que proporcionam uma educação imersiva, como realidade virtual e realidade aumentada, já estão presentes em muitas escolas em 2023, como já falamos aqui no Blog do IsCool App. Desta forma, os estudantes interagem com os conteúdos de novas maneiras. Isso possibilita não só uma evolução pedagógica, como também a autonomia durante o processo de aprendizagem, por exemplo. 

E para otimizar a comunicação e outras atividades da gestão escolar, as escolas do futuro precisam oferecer aos estudantes e responsáveis recursos que integrem, permitam a evolução e engajem os colaboradores. Estas são algumas vantagens do IsCool App, o aplicativo inovador que possui diversas ferramentas para serem acessadas com agilidade e em qualquer lugar. Conheça: www.iscoolapp.com.br. 

Alinhe as expectativas com a pesquisa de feedback 

Como você faz o alinhamento de expectativas entre seus estudantes, responsáveis e colaboradores? Porque temos uma dica que pode te ajudar nisso: realize uma pesquisa de feedback. 

Esta prática contribui com gestores que desejam realizar a tomada de decisão de forma mais assertiva. Afinal, com a coleta de opiniões, é possível encontrar a resposta certa para cada ação e atualização. 

Isso porque somente com as informações compartilhadas pelas pessoas do ambiente de ensino é possível obter dados sobre a real percepção dos responsáveis em torno das atividades. Logo, a pesquisa de satisfação permite a gestão escolar compreender melhor o perfil das pessoas, bem como suas expectativas diante do atual cenário, para aprimorar a escola que buscam para o futuro. 

Nós já ensinamos no Blog do IsCool App o passo a passo para realizar uma boa pesquisa de satisfação, você se lembra? Para começar, defina um objetivo, ou seja, quais dúvidas você deseja sanar com essas respostas. A partir disso, crie um questionário direto, com perguntas práticas. Você pode inserir alternativas para facilitar o preenchimento, por exemplo. 

Continuando, não deixe de incluir na sua pesquisa de satisfação um campo para outros feedbacks que não foram listados anteriormente. E atente-se aos canais de divulgação da pesquisa, para que a participação das pessoas seja estimulada e, assim, você obtenha muitas informações. Ao final, tabule e registre todos os resultados obtidos, para poder acessá-los no futuro. 

Quer mais uma dica? 

O IsCool App possui uma ferramenta para você realizar pesquisas de satisfação e opinião na gestão escolar. Além disso, existem recursos para apresentação de resultados em gráficos. Esta interação digital facilita a obtenção das respostas e contribui com as atualizações da escola. Saiba mais sobre isso no site: www.iscoolapp.com.br. 

Desejamos que os insights apresentados neste conteúdo contribuam com a atualização da sua escola e permitam que você esteja ainda mais preparado em 2023. Até mais!