Após uma verdadeira força-tarefa criada pelas instituições em parceria com a equipe operacional do aplicativo, adesão dos pais à comunicação escolar mobile ultrapassa 90%

Engajamento recorde_aplicativo escolar _iscoolapp

O ano de 2018 está marcando mudanças expressivas no cenário escolar. Uma delas, como já prevíamos, é a consolidação dos aplicativos de comunicação em substituição à tradicional agenda física. A constatação vem da alta adesão de usuários em colégios que utilizam os IsCool App, atingindo uma média de 90% somente no primeiro mês de aulas, número que tende a aumentar ainda mais até o final do primeiro trimestre do ano.

Enquanto algumas instituições ainda se dividem entre a nova comunicação digital e a tradicional comunicação em papel, criando uma espécie de transição, outras muitas já decretaram o fim das agendas físicas a partir deste ano letivo, orientando os pais sobre o caminho sem volta e já colhendo excelentes resultados de dinâmica e eficácia no contato com as famílias.

É o caso da escola Espaço Lúdico, de São Paulo, que conta com cerca de 400 alunos já alcança 95% de adesão dos pais nestes primeiros meses de uso. “A maioria dos pais tem gostado do aplicativo por conta da agilidade e até pela possibilidade de enviar recados via app mesmo não estando na escola. Quando usávamos a agenda física, eles só podiam fazer isso em casa, à noite”, conta Marcela Guardia, diretora geral da instituição, que, além da agenda física, utilizava e-mail e percebeu que, nos últimos anos, a audiência estava em declínio.

Ainda para Marcela, existem pais mais resistentes, que acreditam que a nova maneira de se comunicar pode trazer distanciamento, mas, a eles, a escola tem trabalhando de maneira bastante enfática. “Nós garantimos aos pais que o uso do IsCool App traz resultado similar ou superior à agenda física, e que, na verdade, a única perda do pai é o contato físico com o papel e com a caligrafia da professora”, diz ela, que, com a chegada do IsCool App, também conseguiu potencializar o trabalho dos professores em sala, já que os mesmos não precisam mais preencher agenda por agenda diariamente.

No contexto geral, mesmo colégios que se utilizam da ferramenta desde 2017 constatam um crescimento no número de adesões já nos primeiros dias após o retorno às aulas. Prova de que o próprio comportamento dos pais vem mudando, demonstrando maior abertura em relação à tecnologia.

Atuação do colégio é fator decisivo

São vários os fatores que influenciam nesse resultado recorde, mas, sem dúvida, o maior mérito é do colégio e de sua própria adesão. Quando uma escola aposta na mudança, lança mão de planejamentos e capacita suas equipes administrativas e pedagógicas para o uso do aplicativo, é natural que os pais também comprem a ideia.

No caso da Escola Espaço Lúdico, a estratégia foi designar o projeto de implantação a um funcionário específico, que ganhou status de gestor de comunicação digital, que, além de auxiliar o corpo pedagógico e os pais, é responsável por produzir o conteúdo de fotos e informativos inseridos diariamente no app. Para o colégio, essa é mais uma das ações de fortalecimento do marketing institucional, item importante na visão da gestora.

Outro ponto decisivo no colégio paulistano foi a implantação gradual do IsCool App entre as turmas, de acordo com as demandas de cada uma, começando pela educação infantil e atingindo o berçário, em um cronograma que vai até o mês de abril. “A introdução gradativa contribui para a boa adesão porque as pessoas que já estão usando e gostando vão estimulando outros usuários que ainda vão passar pela implantação. Aqui na própria escola também um grupo que já está utilizando se mostra mais confiante para os outros grupos, fazendo com que o processo ganhe agilidade”, comenta Marcela.

Sucesso do cliente, um diferencial no apoio aos colégios

Desde seu lançamento, o IsCool App tem como uma das prioridades o auxílio aos colégios, uma espécie de consultoria que envolve não somente orientação, como a entrega de materiais que facilitam cada etapa do processo de migração para a comunicação mobile.

“Sabemos que toda mudança gera expectativas e que a comunicação mobile requer alterações na rotina e estrutura dos colégios, por isso, criamos um sistema flexível e adaptável às particularidades de cada equipe e que atua de acordo com os resultados do monitoramento das adesões e solicitações dos próprios colégios”, explica Gleidson Pestana, designer do IsCool App e especialista em experiência do usuário, que trabalha em projetos personalizados para as instituições.

Para atender pontualmente às necessidades de cada escola, a equipe IsCool App traz profissionais multidisciplinares, como marketing, design e TI, que ajudam na confecção de materiais de apoio para conteúdos e de abordagem aos pais, além, é claro, de uma equipe de operação treinada para tratar dúvidas pontuais de usuários.